Os resultados do Ideb são essenciais para avaliar a qualidade da educação básica no Brasil e orientar políticas públicas para melhorar o desempenho dos alunos. O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância da atuação conjunta do MEC com estados e municípios para superar as desigualdades educacionais no país. O ministro ressaltou a implementação de programas como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral, que visam transformar a educação pública e garantir qualidade para todos.
Para enfrentar os desafios encontrados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, o MEC investe em programas como o Pé-de-Meia, que busca promover a permanência e conclusão escolar de estudantes, além de ampliar o tempo de permanência em tempo integral. Além disso, o governo federal está implantando 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil, visando ampliar o acesso dos jovens à educação tecnológica de qualidade.
O Ideb é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e varia de 0 a 10, sendo um indicador importante para medir o desempenho dos alunos e a qualidade do sistema educacional. Desde sua criação em 2007, o Ideb estabeleceu metas para cada estado e unidade escolar, visando melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Ainda em 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico para atualizar o Índice e estabelecer novas metas para os próximos ciclos do Ideb, garantindo um acompanhamento contínuo e aprimoramento da educação no país.