Senado aprova projeto que confere a Guarapuava título de Capital Nacional da Cevada e do Malte, impulsionando economia local.

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto que confere o título de capital nacional da cevada e do malte ao município de Guarapuava (PR). O senador Sergio Moro (União-PR) foi o responsável por dar parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2181/2023, originado na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto segue para sanção presidencial, a não ser que haja algum recurso para votação no Plenário do Senado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é um dos estados que mais contribuem para a produção nacional de cevada, sendo Guarapuava o principal município nesse aspecto. Entre os anos de 2012 e 2021, a cidade foi responsável, em média, por 20% do total da produção de cevada no Brasil.

Apesar de já ser reconhecida como a Capital Paranaense da Cevada e do Malte de acordo com uma lei estadual de 2017, a concessão do título de Capital Nacional da Cevada e do Malte a Guarapuava irá aumentar ainda mais a visibilidade do polo cervejeiro local. O senador Sergio Moro ressaltou que essa conquista não apenas celebra as realizações excepcionais da cidade, mas também contribuirá para consolidar seu dinamismo econômico e reforçar seu reconhecimento como referência na produção de cevada e malte.

A expectativa agora é para a sanção presidencial do projeto, que irá oficializar Guarapuava como a Capital Nacional da Cevada e do Malte. O título trará benefícios econômicos para o município e auxiliará no fortalecimento da indústria cervejeira local, além de posicionar a cidade como um destaque na produção desses insumos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo