A importância da musculação para crianças: especialistas desmistificam o treinamento de peso na infância e destacam seus benefícios.

A prática do levantamento de peso tem conquistado cada vez mais adeptos de todas as idades, influenciando a busca por uma vida mais ativa e saudável. E, surpreendentemente, as crianças não estão fora desse contexto. Diferente do que muitos pensam, os pequenos também podem se beneficiar da musculação como forma de atividade física.

Especialistas em saúde e esporte da Universidade da Austrália do Sul, como Hunter Bennett, Grant R. Tomkinson e Max Nelson, destacam que existe um estigma em torno do levantamento de peso para menores de idade, devido ao medo de impactar negativamente em seu processo de desenvolvimento. Entretanto, eles ressaltam que, com o devido acompanhamento profissional, não há evidências de que o treinamento de resistência prejudique o crescimento das crianças ou danifique as placas de crescimento.

Os benefícios a longo prazo para as crianças que praticam musculação incluem maior força, potência, velocidade, agilidade e resistência. Além disso, o treinamento de resistência pode ser vantajoso para crianças com sobrepeso ou obesas, oferecendo uma alternativa para aqueles que não se sentem aptos a realizar atividades aeróbicas tradicionais, como correr e nadar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças na faixa etária de 5 a 17 anos pratiquem 60 minutos de atividade física por dia, incluindo treinamento focado em ossos e músculos pelo menos três vezes por semana. No entanto, é fundamental que o treinamento seja supervisionado por um profissional capacitado, que não apenas oriente corretamente a prática dos exercícios, mas também torne o ambiente lúdico e adaptado para a faixa etária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo