Repórter Recife – PE – Brasil

Chuvas abaixo da média esperadas para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste no próximo trimestre, aponta Boletim Agroclimatológico.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Boletim Agroclimatológico Mensal indicando que as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil enfrentarão um período com chuvas abaixo da média histórica nos meses de agosto a outubro. Além disso, a previsão é de temperaturas acima da média para essas regiões.

No Centro-Oeste, a situação é de grande preocupação, uma vez que o período seco iniciou-se em maio e a tendência de chuvas abaixo da média deve persistir. O boletim alerta para a redução da umidade relativa do ar, chegando a valores diários abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.

No Sudeste, a previsão também é desfavorável, com predominância de chuvas abaixo da média para o trimestre. No entanto, há a possibilidade de afluências em São Paulo, devido à passagem de frentes frias.

No Norte, as temperaturas devem se manter acima da média, o que eleva o risco de queimadas e incêndios florestais na parte sul da Amazônia, devido às altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Na região Nordeste, a previsão indica volumes de chuva abaixo da média climatológica, com possibilidade de maiores volumes em áreas pontuais, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente.

Por outro lado, a região Sul terá condições favoráveis para chuvas acima da média na parte central, mas no centro-norte do Paraná as chuvas se manterão próximas ou abaixo da média, de acordo com o boletim do Inmet.

Diante desse cenário preocupante, é importante que a população e os órgãos competentes estejam atentos e adotem medidas preventivas para lidar com os possíveis impactos decorrentes da escassez de chuvas e altas temperaturas nos próximos meses.

Sair da versão mobile