Descubra: Por que os cães giram antes de deitar e outros comportamentos curiosos revelam herança ancestral e estratégias de sobrevivência.

Os cães são animais de estimação tão presentes e queridos no cotidiano das pessoas que muitas vezes não paramos para refletir sobre os porquês de certos comportamentos tão comuns nesses bichinhos. A relação entre cães e seres humanos remonta há cerca de 12 mil anos, o que justifica muitas das atitudes caninas e até mesmo de nós, seres humanos, que convivemos com esses fiéis companheiros. No entanto, especialistas apontam que muitos comportamentos dos cães são heranças de tempos anteriores à domesticação, enquanto outros foram adquiridos para conquistar os humanos.

Um destes comportamentos curiosos foi destacado pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Juliana Dias Martins. Ela explicou que o hábito dos cães girarem antes de deitar é uma estratégia de sobrevivência herdada de seus ancestrais lobos. Girar antes de deitar permite aos cães sentir a direção do vento para se posicionarem da forma mais segura possível em relação a possíveis predadores.

Outro comportamento intrigante dos cães é a marcação de território. Este hábito, muitas vezes atribuído aos cães machos, tem origem nos ancestrais dos cães como uma forma de defesa e demarcação de território. Quando se sentem ameaçados ou incomodados, os cães tendem a marcar território com xixi com odor mais forte e diferente do xixi comum.

Além disso, os cães desenvolveram expressões faciais específicas para interagir com os humanos. Estudos realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que os cães que mais levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos eram adotados mais rapidamente em abrigos. Esses comportamentos, herdados dos lobos, garantiram a sobrevivência dos cães ao longo dos anos e também reforçaram os laços de comunicação entre eles e os humanos.

Tudo isso nos leva a refletir sobre a incrível capacidade de comunicação e compreensão que os cães possuem. Equiparados a bebês humanos de dois anos, eles conseguem entender até 250 palavras e alguns numerais, além de se comunicarem de forma clara e objetiva com seus tutores. A evolução milenar dos cães ao lado dos seres humanos nos presenteou com uma relação de cumplicidade e afeto que transcende o tempo e as gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo