Primeira Superlua do ano ilumina o céu nesta segunda-feira, a Lua mais brilhante e próxima da Terra

Nesta segunda-feira (19), os olhares de entusiastas da astronomia estarão voltados para o céu, pois a primeira Superlua do ano estará presente. Esse fenômeno ocorre quando a Lua cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, o que resulta em um espetáculo magnífico para quem observa do solo terrestre.

A distância média entre a Lua e a Terra é de aproximadamente 384 mil quilômetros, porém, durante a Superlua de hoje, a Lua estará a apenas 362 mil quilômetros de nosso planeta. Isso se deve ao fato de que a órbita da Lua é elíptica, ou seja, oval, o que faz com que ela pareça maior e mais brilhante no céu. Segundo o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig, a Lua durante a Superlua pode chegar a ser até 20% mais brilhante do que o normal, proporcionando um espetáculo visual único para quem tiver boas condições meteorológicas para observar.

O termo “Superlua” foi cunhado por um astrólogo em 1979 para descrever uma Lua cheia que está a pelo menos 90% da distância mais próxima da Terra. Apesar de não ser uma definição científica, o termo pegou e atualmente é utilizado para descrever esse fenômeno lunar. Em 2016, a Superlua chegou a uma distância de 356 mil quilômetros da Terra, sendo a menor distância desde 1948.

Os apaixonados por astronomia terão que esperar até 2034 para presenciar a Lua novamente tão próxima de nós. Neste ano, a Superlua é aguardada com expectativa, pois proporciona um verdadeiro espetáculo celestial que pode ser admirado de qualquer parte do Brasil, desde que as condições climáticas permitam.

Portanto, reserve um tempo em sua agenda e não perca a oportunidade de testemunhar o esplendor da Superlua nesta noite. Afinal, eventos como esse merecem ser apreciados e celebrados pela grandiosidade que a natureza nos proporciona.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo