Ministério da Justiça autoriza prorrogação da Força Nacional no Rio Grande do Sul por mais 30 dias para manter a ordem

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta terça-feira (20), em Brasília, a prorrogação da atuação dos agentes da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul por mais 30 dias. A decisão foi tomada com o objetivo de manter a ordem pública e auxiliar nas ações de policiamento ostensivo, busca e salvamento no estado.

A Portaria nº 759, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, determina que a tropa federativa permaneça em solo gaúcho até 17 de setembro, data em que o prazo de atuação se encerra, podendo ser renovado novamente, se necessário. Desde ontem (20), os agentes da Força Nacional seguem apoiando as forças de segurança locais nas atividades fundamentais para garantir a segurança da população e do patrimônio.

O contingente da Força Nacional de Segurança Pública foi enviado ao Rio Grande do Sul há cerca de quatro meses, em resposta às fortes chuvas que atingiram a região entre abril e maio. Além de atuar no socorro às vítimas das intempéries, os agentes também têm contribuído para a manutenção da ordem e da lei no estado.

Composta por policiais militares, civis, bombeiros, peritos e agentes federais cedidos temporariamente por diferentes entes federativos, a Força Nacional de Segurança Pública está subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua atuação pode ser requisitada em todo o território nacional, por governadores e ministérios que necessitem de apoio para a execução de suas atividades.

Ao prorrogar a permanência da Força Nacional no Rio Grande do Sul, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reitera o compromisso do governo federal em auxiliar os estados em situações de emergência e garantir a segurança e o bem-estar da população em momentos críticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo