Polícia Federal deflagra Operação Perfídia contra tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa

A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira, 20, a Operação Perfídia, com o objetivo de desmontar uma quadrilha que atuava no tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa. Baseado em Uberlândia, Minas Gerais, o grupo criminoso aliciava mulheres prometendo empregos em países europeus, porém, ao chegarem ao destino, tinham seus documentos confiscados e eram anunciadas em sites de prostituição.

Os agentes federais realizaram a prisão de dois suspeitos, um em Uberlândia e outro no Rio de Janeiro, e fizeram buscas em três endereços na cidade de Uberlândia e um em Várzea Grande, Mato Grosso. As ordens de prisão foram expedidas pela 7ª Vara Criminal Federal de Mato Grosso.

De acordo com as investigações, o grupo focava em aliciar mulheres, principalmente dos estados de Mato Grosso, Minas, Goiás e Santa Catarina, que se encontravam em situações de vulnerabilidade. Após chegarem na Europa, as vítimas eram levadas para apartamentos onde eram obrigadas a se prostituir, tendo seus documentos retidos e sendo exploradas pela quadrilha.

A Polícia Federal apurou que a organização criminosa ficava com 60% do dinheiro arrecadado pelos encontros sexuais das vítimas e ainda cobrava “despesas impagáveis” das mulheres. Além disso, os investigados anunciavam as mulheres em sites de prostituição europeus.

A suspeita é de que a quadrilha tenha recrutado outras vítimas e a Polícia Federal alerta para pessoas que tenham recebido ofertas de emprego com salários atraentes, pois podem ser vítimas de tráfico humano para exploração sexual. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100.

Diante dessa operação, fica evidente a importância do combate ao tráfico de pessoas, especialmente mulheres, em situações de vulnerabilidade. A atuação firme da Polícia Federal é fundamental para desarticular essas organizações criminosas e proteger os direitos humanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo