Durante sua fala, Kajuru ressaltou a influência da pandemia de covid-19 nos resultados, apontando falhas na gestão da educação durante o período. Ele destacou a dificuldade enfrentada pelos alunos devido ao ensino remoto, que agravou as desigualdades, já presentes na educação brasileira. O senador também mencionou a instabilidade na gestão da pasta da Educação, com a troca de quatro ministros e casos de corrupção.
Apesar dos desafios apresentados, o senador elogiou o avanço registrado pelo estado do Pará no ensino médio público, assim como a liderança de Goiás nesse segmento, destacando a implementação de medidas como centros de formação de professores e bolsas de estudo para alunos. Kajuru ressaltou a importância de expandir o número de escolas em tempo integral, a valorização da carreira de professor e a implementação de programas de recuperação de aprendizagem como estratégias essenciais para o progresso da educação no país.
Além disso, o parlamentar defendeu um trabalho conjunto entre União, estados e municípios, visando avaliações constantes e a correta gestão dos recursos públicos destinados à educação. Ele expressou otimismo quanto aos resultados do Ideb de 2024, acreditando ser possível alcançar melhorias em relação ao ano anterior.
A preocupação e o engajamento de Jorge Kajuru em relação à educação no Brasil refletem a complexidade dos desafios enfrentados pelo sistema educacional do país, bem como a necessidade de medidas efetivas para promover mudanças positivas e garantir um ensino de qualidade para todos os brasileiros.