Anvisa proíbe venda de balas da Dori por risco de contaminação por Salmonella; Consumidores devem ficar alertas aos lotes afetados.

Na última quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução proibindo a comercialização, distribuição e consumo de diversos lotes de sete tipos de balas fabricadas pela empresa Dori Alimentos S.A. A medida foi tomada após a fabricante comunicar o recolhimento voluntário dos produtos devido ao risco de contaminação pela bactéria Salmonella muenchen.

A empresa afirmou ter identificado o risco durante uma verificação de rotina em seus controles de segurança de alimentos na unidade de Rolândia, no Paraná. A ingestão da Salmonella muenchen pode provocar infecções gastrointestinal com sintomas como dor abdominal, diarreia, febre e vômito.

A Dori Alimentos orientou os pontos de venda e estabelecimentos varejistas a suspenderem imediatamente a venda dos produtos afetados, além de realizar a descontaminação e higienização da planta fabril afetada. A empresa também alertou aos consumidores que adquiriram os lotes contaminados para não consumirem o produto. Em caso de dúvidas, foi disponibilizado um serviço de atendimento ao cliente através do telefone 0800 707 4077 ou por e-mail.

A Salmonella é uma bactéria que pertence à família das Enterobacteriaceae e pode causar intoxicação alimentar, sendo capaz, em casos raros, de levar à morte. A resolução da Anvisa que proibiu a comercialização dos produtos contaminados foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de agosto.

Os lotes recolhidos incluem balas de diversos sabores como hortelã mint, tutti frutti, morango, regaliz tijolo, yogurte 100 morango e lua cheia chantilly. A Anvisa informou que as próximas etapas incluem a divulgação de alertas pela empresa, o acompanhamento das medidas adotadas pela fabricante para investigação e correção do ocorrido, bem como a fiscalização do recolhimento pela Vigilância Sanitária.

O caso reforça a importância do controle de qualidade e segurança alimentar nas indústrias alimentícias, visando garantir a saúde e bem-estar dos consumidores. A ação da Anvisa demonstra o comprometimento das autoridades em proteger a população de possíveis riscos à saúde decorrentes de produtos contaminados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo