Sistema de transmissão restabelecido em Acre e Rondônia após interrupção de energia, informa MME e ONS.

Na última quinta-feira (22), o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciaram a plena normalização dos sistemas de transmissão que atendem Acre e Rondônia. O fornecimento de energia nessas regiões havia sido interrompido às 16h47, impactando negativamente a carga que atende a região Norte do país. O desligamento de 984 megawatts (MW) foi necessário para lidar com a situação, afetando especialmente os estados do Acre, com 187 MW, e Rondônia, com 797 MW.

De acordo com informações do ONS, tão logo a situação foi identificada, o Operador iniciou uma ação conjunta com os agentes envolvidos para restabelecer a energia nas regiões afetadas. A recuperação do serviço foi feita por fases e acompanhada pela sociedade por meio do site do Operador. Aos 19h31, 691 MW já haviam sido restabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido, e às 20h36, 900 MW (92%) já estavam de volta ao sistema.

As causas do incidente ainda estão sendo investigadas pelo ONS juntamente com os agentes responsáveis. Em nota, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a eficiência dos operadores de sistema do Brasil, reconhecidos internacionalmente, e ressaltou a qualidade dos parques de distribuição de energia do país, o que permitiu uma resposta rápida à interrupção no fornecimento.

Este incidente serve como um lembrete da importância de investimentos contínuos em infraestrutura energética para evitar interrupções no fornecimento de energia. O rápido restabelecimento do serviço nessas regiões foi fundamental para minimizar os impactos causados pela interrupção e garantir o bem-estar da população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo