Sistemas de transmissão que atendem Acre e Rondônia são normalizados após interrupção de energia e mobilização do ONS.

Na noite desta quinta-feira, dia 22 de agosto, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciaram que os sistemas de transmissão que atendem aos estados do Acre e de Rondônia já estão plenamente normalizados. O fornecimento de energia havia sido interrompido por volta das 16h47, resultando no desligamento de 984 megawatts (MW), afetando diretamente a região Norte do país, com o Acre tendo 187 MW e Rondônia 797 MW de carga comprometida.

Segundo informações do ONS, logo que detectaram a situação, o Operador empreendeu esforços em conjunto com os agentes do setor para restabelecer o serviço nas regiões afetadas. O processo de recuperação foi realizado de forma escalonada e comunicado à população através do site do Operador. Por volta das 19h31, 691 MW já haviam sido restabelecidos, o que correspondia a 70% da carga interrompida durante o incidente. Às 20h36, esse número subiu para 900 MW, o que representava 92% do montante afetado.

As causas do apagão ainda estão sendo investigadas pelo ONS em parceria com os agentes responsáveis. Em nota, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a eficiência do sistema elétrico brasileiro, destacando que o Brasil conta com um dos melhores operadores de sistemas do mundo, reconhecido internacionalmente, e com um dos melhores parques de distribuição do planeta, o que possibilita uma resposta ágil em situações como essa, garantindo o restabelecimento rápido do fornecimento de energia para a população.

É importante ressaltar que a normalização total dos sistemas de transmissão que atendem ao Acre e Rondônia representa um alívio para a população local, que ficou por algumas horas sem energia elétrica devido ao incidente. A expectativa é de que medidas preventivas sejam adotadas para evitar novas interrupções no fornecimento de energia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo