Brasil e Colômbia pedem transparência e diálogo nas eleições venezuelanas em comunicado conjunto no sábado.

O governo brasileiro e colombiano emitiram uma declaração conjunta sobre a situação na Venezuela, após conversas telefônicas entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro. A nota destaca a importância da transparência no processo eleitoral e apela por diálogo e convivência democrática.

Segundo a declaração, a credibilidade do processo eleitoral na Venezuela depende da publicação transparente dos dados por seção eleitoral. Os presidentes Lula e Petro enfatizam a importância do diálogo pacífico e da convivência democrática na diversidade como fundamentais para a normalização política do país.

Além disso, ambos os líderes exortam todas as partes envolvidas a evitarem a violência e a repressão. Brasil e Colômbia reiteram seu compromisso em facilitar o entendimento entre as partes, mantendo abertos os canais de comunicação.

A declaração conjunta também destaca a expectativa pela divulgação das atas desagregadas por seção de votação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. Os dois países manifestam total oposição às sanções unilaterais como meio de pressão, considerando tais medidas contrárias ao direito internacional e prejudiciais à população dos países afetados.

A situação na Venezuela continua sendo monitorada de perto pelo Brasil e pela Colômbia, que se colocam como países vizinhos interessados na estabilidade da região. O apoio ao diálogo, à transparência eleitoral e à não violência são os pilares da posição conjunta dos dois governos em relação à crise no país vizinho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo