Partidos têm até 8 de setembro para distribuir recursos de campanha para candidaturas femininas e negras nas eleições municipais.

No próximo mês de outubro, o Brasil se prepara para as eleições municipais, que terão um aspecto de maior inclusão e representatividade. Isso porque as candidaturas femininas e de pessoas negras receberão recursos de campanha até o dia 8 de setembro, conforme acordado em uma reunião entre representantes de partidos e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

Durante a reunião, os partidos solicitaram ao TSE mais tempo para distribuir as verbas destinadas às candidaturas femininas e de pessoas negras. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário termina na sexta-feira (30).

Os partidos têm até essa data para efetuar a distribuição dos recursos nas contas nacionais, a fim de que sejam repassados para os candidatos. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ressaltou que mesmo com os recursos recebidos na semana anterior, há dificuldade em fazer o levantamento de todos os candidatos que terão direito aos repasses.

Com 240.587 candidatos negros, as eleições de 2024 marcam a segunda vez na história em que o número de candidatos negros supera o de candidatos brancos. Dessa forma, a representatividade racial nas eleições municipais ganha destaque, com a inclusão de uma parcela significativa da população afrodescendente.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro somente nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura obtiver mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. A expectativa é de que essas eleições promovam maior diversidade e representatividade na política brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo