Repórter Recife – PE – Brasil

SpaceX lança equipe de quatro astronautas privados em missão para a primeira caminhada espacial comercial do mundo.

A SpaceX está prestes a fazer história mais uma vez, com o lançamento de uma equipe de quatro astronautas privados ao espaço na manhã desta terça-feira. Esta missão revolucionária, denominada Polaris Dawn, tem como objetivo realizar a primeira caminhada espacial comercial do mundo.

O bilionário Jared Isaacman lidera a tripulação da Polaris Dawn, juntamente com as duas engenheiras principais da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon, e o amigo de Isaacman, o ex-piloto da Força Aérea Scott “Kidd” Poteet. Eles viajarão a bordo de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon modificada, que será lançada em um foguete Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 27 de agosto.

O momento mais aguardado da missão será no terceiro dia de voo, quando Isaacman e Gillis realizarão uma caminhada espacial. Ambos sairão da espaçonave Crew Dragon por cerca de 15 a 20 minutos, enquanto estiverem amarrados ao veículo. Até o momento, não está claro como a SpaceX planeja incorporar as caminhadas espaciais em futuras missões, mas esta será uma etapa importante para a empresa.

Além da caminhada espacial, a Polaris Dawn tem uma série de objetivos secundários, incluindo quebrar recordes de voo espacial. A espaçonave Crew Dragon atingirá uma altitude de 870 milhas acima da Terra, tornando-se a maior distância que os humanos voaram para o espaço desde a missão Apollo à Lua. As engenheiras Menon e Gillis também terão a oportunidade de quebrar recordes pessoais, sendo as mulheres que viajaram mais longe da Terra.

A missão também servirá para coletar dados sobre o impacto do ambiente espacial no corpo humano, devido à exposição da tripulação a um nível mais alto de radiação do que a experimentada na Estação Espacial Internacional. Além disso, a SpaceX planeja realizar uma demonstração em voo do seu serviço Starlink, testando a conectividade com os satélites de internet.

A Polaris Dawn está programada para durar aproximadamente cinco dias, culminando com o retorno da tripulação à Terra, onde pousarão ao largo da costa da Flórida. Com uma missão repleta de desafios e inovações, a SpaceX continua a liderar a exploração espacial comercial e a abrir novos horizontes para a humanidade.

Sair da versão mobile