Comissão de Assuntos Econômicos aprova empréstimo de US$ 150 milhões para programa habitacional no Paraná com garantia da União

Na manhã desta terça-feira (27), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou por unanimidade a proposta do Executivo que autoriza o estado do Paraná a contratar um empréstimo de US$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União. A proposta, identificada como MSF 35/2024, recebeu um relatório favorável do senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, e agora seguirá com urgência para apreciação e votação no Plenário.

Os recursos provenientes desse empréstimo estão destinados a serem usados no financiamento parcial do Programa Estadual de Habitação do Estado do Paraná, também conhecido como Projeto Vida Nova. É importante ressaltar que o estado demonstrou estar em conformidade com todos os requisitos legais necessários para a contratação desse financiamento, incluindo sua capacidade de pagamento e limites de endividamento.

De acordo com Oriovisto Guimarães, o governo paranaense terá um prazo de até 24 anos e meio, o equivalente a 294 meses, para quitar o empréstimo, sendo os primeiros seis anos, equivalentes a 72 meses, destinados à carência a partir da data de entrada em vigor do contrato.

A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, elogiou a iniciativa do governo paranaense, ressaltando a importância desse investimento para o setor da construção civil, que tem o potencial de gerar emprego e renda, além de contribuir para diminuir o déficit habitacional no Brasil. Para a senadora, esse empréstimo representa uma contrapartida significativa, resultando em um rápido impacto na geração de empregos e na oferta de moradias dignas e justas para a população.

Agora, resta aguardar a votação no Plenário do Senado para que o estado do Paraná possa dar continuidade aos planos de desenvolvimento e melhoria habitacional com o auxílio desse empréstimo internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo