Repórter Recife – PE – Brasil

Projeto de lei propõe inclusão de abordagens femininas nos currículos escolares e cria Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

Projeto que inclui abordagens femininas nos conteúdos curriculares da educação básica segue para análise do Plenário. O PL 557/2020 foi aprovado na Comissão de Educação nesta terça-feira, com relatório favorável da senadora Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul.

A proposta, apresentada pela deputada Tabata Amaral, do PSB de São Paulo, visa inserir aspectos da história, ciência e cultura das mulheres nos ensinos fundamental e médio. Isso incluiria destacar as contribuições femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política, reconhecendo o papel das mulheres na sociedade.

A motivação para essa mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de acordo com a autora do projeto, é a baixa representação das mulheres no mundo científico, causada por preconceitos e desencorajamento em relação aos espaços que podem ocupar, apesar de se destacarem academicamente.

Além disso, a proposta estabelece a criação da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser realizada anualmente nas escolas de educação básica do país, na segunda semana de março. A ideia é promover a igualdade de gênero e incentivar mais participação feminina em áreas em que são sub-representadas, como política, ciência, filosofia e matemática.

A senadora Soraya Thronicke destacou que estereótipos influenciam desde cedo as escolhas das meninas, desencorajando-as de se interessarem por determinadas áreas. Isso contribui para a baixa presença feminina em diversos setores de destaque, como as ciências exatas.

Para a senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, a iniciativa é necessária e poderá despertar o interesse e o engajamento das meninas na história e nos feitos das mulheres. Ela ressaltou a importância da educação como uma ferramenta para empoderar as mulheres e promover a igualdade de gênero.

Outros senadores como Flávio Arns e Damares Alves apoiaram o projeto, destacando a importância de reconhecer e homenagear mulheres que fizeram diferença no Brasil e no mundo. Eles citaram exemplos como Maria Quitéria e Irmã Dulce, que podem servir de inspiração para as meninas se tornarem protagonistas em áreas dominadas por homens.

Damares também mencionou o filme “Estrelas Além do Tempo”, que conta a história de mulheres negras na Nasa durante a corrida espacial, como uma fonte de inspiração para as meninas. Além disso, os senadores reverenciaram a líder de oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, como um símbolo de resistência e coragem, destacando seu papel fundamental na luta pela democracia em seu país.

Portanto, o PL 557/2020 traz uma proposta importante para valorizar e reconhecer as mulheres na história e nas áreas em que são sub-representadas, buscando promover a igualdade de gênero e estimular a participação feminina em todos os setores da sociedade.

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