Durante o evento, Beto Martins enfatizou que Santa Catarina é o segundo estado brasileiro em movimentação de contêiner, movimentando cerca de 61 milhões de toneladas de carga por ano. O senador também mencionou que mais da metade dessa carga não tem o estado como origem ou destino, evidenciando a importância estratégica de Santa Catarina no cenário logístico nacional.
Além disso, Beto Martins anunciou a intenção do governo estadual de apresentar a Lei Estadual de Ferrovias, buscando autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários. O senador também fez um apelo para que o governo federal transfira a gestão das ferrovias sob seu comando para o governo local, visando uma maior eficiência na administração e expansão da malha ferroviária.
O Santa Catarina Day se mostrou como uma importante iniciativa para promover o debate e buscar soluções para os desafios enfrentados na infraestrutura de transportes do estado. A presença do governador Jorginho Mello e de empresários do setor logístico demonstra o comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e a busca por melhorias na logística regional.
Com iniciativas como o Santa Catarina Day e propostas como a Lei Estadual de Ferrovias, o estado se firma como um polo estratégico no cenário logístico brasileiro, buscando impulsionar o desenvolvimento econômico e a competitividade regional.