Repórter Recife – PE – Brasil

Veículo humanitário da ONU é atingido por disparos israelenses em Gaza, e Programa Mundial de Alimentos suspende movimentos no território.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou a suspensão temporária dos movimentos de seu pessoal em Gaza, após um de seus veículos ter sido atingido por disparos israelenses. De acordo com as Nações Unidas, o veículo humanitário da ONU foi alvejado dez vezes por tiros na noite de terça-feira (27), enquanto retornava de uma missão na passagem fronteiriça de Kerem Shalom.

O porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, explicou que dois passageiros do veículo foram salvos graças à blindagem do carro. O PMA classificou o incidente como “inaceitável” e declarou que o veículo foi alvejado mesmo estando claramente identificado e tendo autorização das autoridades israelenses para se aproximar de um posto de controle das Forças de Defesa de Israel na ponte de Wadi Gaza.

O veículo foi atingido por pelo menos dez balas, causando danos significativos em várias partes do automóvel. Cindy McCain, diretora da agência da ONU, lamentou o acontecido e destacou que este foi mais um incidente que colocou a vida do pessoal do PMA em risco em Gaza.

Esse episódio é mais um entre os vários incidentes de segurança que ocorreram desde o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro de 2023. No entanto, é a primeira vez que um veículo do PMA é atingido diretamente perto de um posto de controle, apesar de ter todas as autorizações necessárias.

Dujarric enfatizou que este incidente evidencia que os sistemas de coordenação estabelecidos não estão funcionando adequadamente. A suspensão dos movimentos do pessoal do PMA em Gaza permanecerá em vigor até novo aviso, garantindo a segurança e a integridade da equipe humanitária.

Sair da versão mobile