Inaugurado trecho experimental de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, atendendo moradores e resgatando história centenária.

Nesta quarta-feira (28), foi inaugurado de forma experimental o primeiro trecho das obras de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos. O trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, exclusivamente para moradores, que têm acesso gratuito ao embarque.

Com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, as obras tiveram início em janeiro deste ano. Essa revitalização atende a uma antiga reivindicação da população, que aguardava há mais de dez anos pela retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre. O governador Cláudio Castro afirmou que a entrega desse trecho é motivo de alegria para a comunidade de Santa Teresa, beneficiando não só os moradores, mas também o turismo local.

Cerca de 40 mil pessoas residentes em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram contabilizados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras estão acontecendo em dois ramais simultaneamente, sendo que o próximo a ser inaugurado é o Silvestre, que fará a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, ressaltou que esse momento marca um novo capítulo na história do bonde. Ele enfatizou a importância da operação desse trecho para atender tanto os trabalhadores do posto de saúde quanto os pacientes que precisam se deslocar até lá. O objetivo é avançar na entrega do trajeto original completo à população, até o Silvestre.

Às vésperas do aniversário de 128 anos do bonde, que será comemorado no próximo domingo (1º), diversas mudanças já são perceptíveis. O quadro de funcionários foi ampliado, com a contratação de 34 novos profissionais, e mais de mil metros da via permanente e da rede aérea já foram completamente renovados. O progresso nas obras traz esperança e expectativa para a comunidade de Santa Teresa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo