Ministro da Pesca e Aquicultura firma parceria para enfrentar racismo ambiental no setor pesqueiro em evento na UFPE.

Na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto de 2024, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será palco de um importante evento que marcará a assinatura de uma parceria para enfrentar os impactos do derramamento de petróleo de 2019 no setor pesqueiro. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, juntamente com o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, estarão presentes no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE, às 10h, para formalizar esta aliança.

O projeto, intitulado “Petróleo e os Povos da Pesca Artesanal: Enfrentando o Racismo e a Injustiça Ambiental”, surge como resposta ao desastre ambiental que afetou mais de 70% das cidades litorâneas do nordeste brasileiro. O ecossistema marinho e as comunidades de pesca artesanal foram duramente prejudicados, motivando a criação desta parceria coordenada pela Rede Prodema, um programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente das universidades federais do Nordeste. O objetivo principal é formular políticas públicas para proteger os recursos e práticas dos pescadores artesanais.

O evento contará com a presença de pescadores, pescadoras e representantes das comunidades pesqueiras, muitos dos quais são diretamente afetados pelo racismo ambiental. É importante ressaltar que boa parte dessa população é composta por pessoas pretas e pardas. A transmissão do evento será realizada pelo canal da UFPE no YouTube, garantindo amplo acesso ao público interessado.

A assinatura do convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a UFPE está marcada para as 10h, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da universidade, em Recife, Pernambuco. Para mais informações, o contato pode ser feito através do e-mail imprensa@mpa.gov.br ou pelos telefones (61) 3276-5193 / (61) 8141-7229, com Erika Meneses, coordenadora da Assessoria de Comunicação do MPA. A transmissão do evento poderá ser acompanhada através do Canal da UFPE no YouTube.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo