Possível bloqueio do X no Brasil pode marcar os últimos momentos da rede social de Elon Musk no país.

O X, antigo Twitter, pode estar vivendo seus últimos momentos de disponibilidade no Brasil. Com mais de 22,13 milhões de usuários no país, a rede social pertencente ao bilionário Elon Musk enfrenta uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que pode resultar em sua suspensão.

O motivo da possível saída do ar do X está relacionado a uma investigação em andamento que apura supostos delitos de obstrução à justiça, organização criminosa e incitação ao crime por parte do representante legal da rede social. O prazo dado para que a empresa indicasse um novo representante legal no Brasil expirou nesta quinta-feira, sujeitando a rede social à suspensão de suas atividades no país.

Elon Musk, proprietário do X, utilizou as redes sociais para criticar abertamente o ministro Alexandre de Moraes, chamando-o de “criminoso da pior espécie disfarçado de juiz”. A expectativa é de que a ordem de bloqueio seja cumprida em breve, uma vez que a rede social afirmou, em comunicado oficial, que não cumprirá ordens ilegais em segredo.

Para que o Twitter (X) seja efetivamente bloqueado, é necessário que o ministro Moraes comunique a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o descumprimento da medida, o que desencadeará a suspensão da plataforma no Brasil. A empresa afirmou que publicará todas as exigências ilegais do ministro nos próximos dias, reiterando seu compromisso em proteger a liberdade de expressão de seus usuários.

Diante desse cenário, os próximos passos definirão o futuro do X no Brasil, aguardando-se as medidas a serem tomadas pelas autoridades competentes para a efetivação do bloqueio da rede social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo