Sindicato dos Rodoviários entra com ação contra empresa Vera Cruz na Justiça do Trabalho para proteger direitos dos trabalhadores.

O Sindicato dos Rodoviários está tomando medidas legais contra a empresa Vera Cruz, que decidiu encerrar suas operações no Grande Recife, resultando na dispensa de cerca de 550 trabalhadores. O presidente do sindicato, Aldo Lima, confirmou que uma ação será movida na Justiça do Trabalho ainda nesta sexta-feira (30) com o objetivo de assegurar os direitos dos funcionários demitidos.

A principal demanda da categoria é o bloqueio do repasse de subsídios à empresa, garantindo que esse dinheiro seja utilizado para o pagamento das verbas rescisórias dos trabalhadores. Após negociações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, ficou acordado que a Vera Cruz utilizaria os subsídios repassados pelo Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano para efetuar esses pagamentos. No entanto, o sindicato alega que essa medida não oferece segurança aos motoristas, por isso a necessidade do bloqueio.

Além disso, o sindicato também está acompanhando a migração dos trabalhadores dispensados para outras operadoras da região. Inicialmente, 50 condutores serão contratados gradualmente, com prioridade sendo dada aos demais por meio de um banco de dados a ser criado pela Urbana-PE. O objetivo é garantir o acompanhamento e efetividade das contratações, para que os direitos dos trabalhadores sejam preservados.

Para aqueles que não forem contratados de imediato, a alternativa será recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O sindicato está aguardando as informações da Vera Cruz sobre os funcionários para prosseguir com os trâmites legais e garantir que todos os direitos trabalhistas sejam respeitados.

O presidente do sindicato destacou que essa ação traz esperança para os trabalhadores da Vera Cruz e ressaltou a importância de continuar lutando pelos direitos da categoria. Até o momento, a Urbana-PE e o Grande Recife Consórcio de Transportes não se pronunciaram sobre o assunto. Acompanharemos de perto os desdobramentos desse caso e cobraremos transparência e responsabilidade das partes envolvidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo