Repórter Recife – PE – Brasil

Segunda celebração é realizada em área improvisada após desabamento do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

Neste domingo (01), durante a tradicional missa matinal realizada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma estrutura montada pela Prefeitura do Recife em frente aos escombros abrigou a segunda celebração após o desabamento ocorrido no local. Enquanto os fiéis se reuniam para a missa, equipes trabalhavam incessantemente na delicada operação de retirada do mobiliário e objetos valiosos ainda presentes na igreja danificada.

O chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares, informou que o processo de remoção dos itens de valor está sendo feito de forma manual, visando preservar ao máximo objetos frágeis, como imagens e mobiliário de celebração. Além disso, foram realizados trabalhos de escoramento da estrutura para garantir a segurança dos operários diante do risco de novos desabamentos.

Soares destacou a importância de preservar os elementos significativos para a igreja durante o processo de desocupação, em especial itens como imagens sacras e a pia batismal. Ele ressaltou que, até o momento, várias imagens foram retiradas sem danos, demonstrando a eficiência e cuidado empregados na operação.

A equipe responsável pela retirada dos objetos valiosos está em constante avaliação dos riscos de novos desmoronamentos, adotando medidas preventivas para mitigar qualquer perigo eminente. O escoramento da área do coreto foi citado como uma das medidas preventivas já tomadas.

Após 30 dias de trabalho previstos para a retirada dos artefatos valiosos, a empresa especializada em demolição continuará atuando em parceria com as autoridades locais para manter a segurança da operação. Enquanto isso, a comunidade local aguarda ansiosamente por notícias sobre a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Sair da versão mobile