Repórter Recife – PE – Brasil

Ataques a navios mercantes perto do Iêmen levantam preocupações sobre a segurança no Mar Vermelho

Nesta segunda-feira (2), dois navios mercantes foram alvo de ataques em frente à costa do Iêmen, no Mar Vermelho. Um dos ataques foi reivindicado pelos rebeldes huthis do país, de acordo com informações da agência britânica de segurança marítima (UKMTO). Felizmente, não houve relatos de vítimas nessas ações.

A região do Mar Vermelho é fundamental para o comércio internacional e tem sido palco de constantes disparos de mísseis e ataques com drones por parte dos rebeldes iemenitas huthis nos últimos meses. A UKMTO revelou que dois projéteis atingiram um petroleiro chamado “Blue Lagoon I”, de bandeira panamenha, a cerca de 130 km de Hodeida, sem causar danos graves ou vítimas.

O Centro Conjunto de Informações Marítimas (JMIC), que opera uma coalizão naval composta pelos Estados Unidos e vários países europeus, informou que o petroleiro sofreu danos mínimos e não precisou de assistência imediata. A embarcação foi atacada devido à sua suposta afiliação com navios que recentemente atracaram em portos de Israel, o que motivou a ação reivindicada pelos rebeldes huthis.

Além disso, outro navio foi alvo de um ataque com drone a aproximadamente 107 km de Hodeida, novamente sem registro de vítimas. No entanto, segundo a empresa britânica de segurança marítima Ambrey, esse navio não se encaixa no perfil dos alvos declarados dos huthis, indicando uma possibilidade de confusão ou engano na ação.

Os motivações por trás desses ataques e a complexidade geopolítica da região do Mar Vermelho continuam sendo pontos de interesse e preocupação para a comunidade internacional, que busca formas de garantir a segurança no transporte marítimo nessa área estratégica.

Sair da versão mobile