Repórter Recife – PE – Brasil

Autoridades suecas recomendam restrição no uso de telas para crianças menores de dois anos em novas diretrizes de saúde.

As autoridades suecas divulgaram novas diretrizes nesta segunda-feira, recomendando que crianças menores de dois anos não tenham contato com telas eletrônicas. Segundo a Agência de Saúde Pública, é crucial manter os bebês com menos de dois anos longe de qualquer tipo de dispositivo digital.

Para crianças entre dois e cinco anos, a recomendação é passar no máximo uma hora por dia diante das telas. Já para os pequenos de 6 a 12 anos, o tempo permitido aumenta para uma ou duas horas por dia. Os adolescentes de 13 a 18 anos também foram aconselhados a passar no máximo duas ou três horas diárias em frente às telas.

O ministro da Saúde Pública, Jakob Forssmed, enfatizou a invasão das telas na vida das crianças, afirmando que os smartphones e outros dispositivos eletrônicos têm dominado todos os aspectos da rotina dos jovens. Ele ressaltou que os adolescentes suecos passam em média seis horas e meia por dia na frente de uma tela, o que, somado ao tempo na escola, deixa pouco espaço para atividades em grupo, exercícios físicos e sono adequado.

A falta de sono entre os jovens preocupa as autoridades suecas, que indicaram que mais da metade dos estudantes de 15 e 16 anos não dormem o suficiente. Por isso, a agência também recomenda evitar telas antes de dormir e manter tablets e celulares longe dos quartos das crianças durante a noite.

Estudos citados pela agência alertam que passar muito tempo em frente a uma tela pode afetar negativamente o sono, causar sintomas de depressão e negligência com os cuidados pessoais. Diante desses dados, o governo sueco está considerando proibir o uso de smartphones nas escolas do ensino fundamental.

Em resumo, as novas diretrizes suecas sobre o uso de telas visam proteger a saúde e o bem-estar das crianças, garantindo que elas tenham um equilíbrio saudável entre o tempo gasto diante das telas e outras atividades essenciais para o seu desenvolvimento.

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