Repórter Recife – PE – Brasil

Donald Trump vai se declarar inocente em nova acusação por tentativa de alterar resultados das eleições presidenciais de 2020 nos EUA.

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à reeleição, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (3) que irá se declarar inocente em uma acusação reformulada que o acusa de tentar alterar os resultados das eleições presidenciais de 2020. A declaração foi feita por seus advogados durante uma audiência judicial.

Trump decidiu não comparecer pessoalmente à leitura das acusações, renunciando ao seu direito de estar presente. O promotor especial Jack Smith protocolou uma nova acusação na semana passada, mantendo as acusações anteriores de tentativa de alterar os resultados das eleições em que perdeu para o democrata Joe Biden.

A juíza distrital Tanya Chutkan aceitou o pedido de Trump para não comparecer à audiência e determinou que a sessão preliminar do caso será realizada juntamente com a audiência principal na quinta-feira.

A acusação reformulada contra Trump exclui partes que poderiam ser afetadas pela decisão da Suprema Corte de conceder imunidade a ex-presidentes contra processos penais. A acusação mantém a alegação de que Trump tentou permanecer no poder, apesar de ter perdido as eleições em 2020.

Além da acusação de tentar alterar os resultados das eleições, Trump também enfrenta acusações de conspiração para fraudar os Estados Unidos e obstruir um procedimento oficial relacionado à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. O ex-presidente também é acusado de tentar privar os eleitores americanos de seus direitos ao disseminar falsas alegações sobre a vitória nas eleições de 2020.

O julgamento de Trump estava previsto para março, mas foi adiado devido à apresentação de uma demanda de imunidade presidencial à Suprema Corte. O ex-presidente também enfrenta acusações em Nova York e na Geórgia, em casos relacionados a pagamentos para encobrir um suposto relacionamento e à tentativa de alterar os resultados eleitorais, respectivamente.

As próximas etapas do processo de impeachment de Trump serão discutidas na audiência desta semana, incluindo a possibilidade de um adiamento do julgamento até após as eleições presidenciais de novembro.

Sair da versão mobile