Senador Rodrigo Cunha solicita audiência pública para discutir projeto que destina recursos aos esportes virtuais no Brasil.

O senador Rodrigo Cunha, do partido Podemos de Alagoas, protagonizou uma importante movimentação política nesta quarta-feira (4), ao apresentar um requerimento oral na Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal. O requerimento tem como objetivo a realização de uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 6.118/2023, de autoria do senador Izalci Lucas, do partido PL do Distrito Federal, que visa viabilizar recursos para o desenvolvimento dos esportes virtuais no Brasil.

Inicialmente, o projeto de lei deveria ser analisado na CEsp, porém, a pedido de Rodrigo Cunha, foi retirado da pauta. Após uma manifestação do senador Izalci, Cunha decidiu apresentar o requerimento para a realização da audiência pública. O pedido foi aprovado por unanimidade pelos membros da comissão.

A proposta do senador Izalci Lucas prevê uma alteração nas Leis 9.615/1998 e 13.756/2018, incluindo a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) no Sistema Nacional do Desporto. Com essa inclusão, a CBGE passaria a ter acesso a recursos provenientes das loterias federais, sendo destinado 0,04% do valor arrecadado para o desenvolvimento, fomento e estímulo dos esportes virtuais no país por meio da entidade.

Ainda não foi confirmada a data da audiência pública para debater o PL 6.118/2023 na Comissão de Esporte do Senado, mas a iniciativa de Rodrigo Cunha em apresentar o requerimento demonstra a importância que o tema dos esportes virtuais vem ganhando no cenário político nacional. A inclusão dessas modalidades esportivas no Sistema Nacional do Desporto pode representar um avanço significativo para a valorização e desenvolvimento dos esportes eletrônicos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo