Ex-presidente uruguaio José Mujica é hospitalizado pela terceira vez em poucos dias para uma série de exames e hidratação.

O ex-presidente uruguaio José Mujica voltou a ser hospitalizado pela terceira vez em poucos dias. Ele passará por uma série de exames e receberá hidratação por meio de um tubo, segundo informações de sua médica pessoal, Raquel Pannone.

No último final de semana, Mujica teve um mal-estar após se alimentar e precisou ser internado no Centro de Assistência do Sindicato Médico do Uruguai (Casmu), sendo liberado algumas horas depois. Ele também esteve hospitalizado na segunda-feira e retornou para casa no dia seguinte.

Nesta quinta-feira, o ex-presidente uruguaio foi novamente levado ao Casmu, de acordo com informações da rede de TV Telemundo e de um médico confirmado pelo jornal El País. A situação de saúde de Mujica, a princípio, não é considerada grave.

Após tratar um tumor no esôfago com radioterapia, Mujica foi enfraquecido, como explicou Pannone. A médica ressaltou que o câncer foi considerado curado após o tratamento, mas ele ainda apresenta fibrose no esôfago que o incomoda ao comer, além de uma deterioração na função renal.

Aos 89 anos, Mujica também recebe soro em casa desde o dia 24 de agosto, devido à sua fragilidade e lentidão no processo de recuperação. O ex-presidente não compareceu a um evento importante do seu partido, a Frente Ampla, no último final de semana, mas conseguiu participar da apresentação de uma candidata ao Senado na terça-feira seguinte.

A equipe médica que o acompanha monitora sua saúde diariamente, esperando que ele possa voltar às suas atividades normais conforme sua condição de saúde permitir. Mujica admitiu, em entrevista ao The New York Times, que se sente fisicamente “desfeito”.

Apesar da cura do câncer, os efeitos colaterais da radioterapia, somados à sua idade avançada e outros problemas de saúde, exigem atenção médica constante para o ex-presidente uruguaio. Sua recuperação é mais lenta devido à idade e às complicações de saúde, como insuficiência renal e vasculite.

Portanto, Mujica continua enfrentando desafios em sua saúde e seguimos acompanhando sua trajetória com atenção e preocupação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo