Ex-presidente uruguaio José Mujica é internado novamente por problemas digestivos pós-tratamento de câncer de esôfago, informa sua médica.

O ex-presidente uruguaio José Mujica, de 89 anos, voltou a ser internado nesta quinta-feira (05) devido a complicações relacionadas ao tratamento de câncer de esôfago. Essa foi a quarta vez que Mujica precisou ser hospitalizado em menos de duas semanas, o que tem preocupado sua equipe médica.

Raquel Pannone, médica responsável pelo tratamento de Mujica, explicou em uma entrevista coletiva que o ex-presidente teve que ser levado da sua fazenda, nos arredores de Montevidéu, para o hospital devido a problemas digestivos ocasionados pela radioterapia. Segundo a médica, Mujica está sendo hidratado por via intravenosa e apresentou uma melhora quase imediata. Ele está acordado, tranquilo e acompanhado por sua esposa, Lucía Topolansky.

A equipe médica informou que Mujica está em uma etapa de remissão do câncer, porém a fibrose causada pela radioterapia dificulta sua alimentação. A médica prevê que, a médio prazo, Mujica continuará o tratamento em casa e poderá tolerar alimentos de maior densidade.

Nos últimos dias, Mujica já havia sido hospitalizado outras três vezes por questões relacionadas à sua saúde. Apesar de sua fragilidade, a médica destacou a motivação do ex-presidente em participar de atividades políticas, como um ato político em 27 de agosto, que lhe trouxe uma sensação de bem-estar.

A família e a equipe médica de Mujica estão monitorando de perto sua condição de saúde e buscando garantir o melhor tratamento possível para o ex-presidente. A população uruguaia está mobilizada, enviando votos de pronta recuperação ao ex-presidente querido por sua simplicidade e carisma. A expectativa é de que Mujica se recupere e possa retomar suas atividades plenamente em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo