Relatório preliminar aponta conversa dos tripulantes sobre falha no sistema de-icing em acidente de avião que matou 62 pessoas.

Um relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) revelou detalhes chocantes sobre a queda do avião que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP) em 9 de agosto. De acordo com a análise do áudio do gravador de voz da cabine, os tripulantes discutiram sobre uma falha no sistema de proteção contra gelo nas asas, conhecido como “de-icing”. Além disso, foi constatado que o sistema “airframe de-icing”, responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas, foi ligado e desligado diversas vezes durante o voo.

O tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, que lidera a Comissão de Investigação, destacou que a tripulação mencionou problemas com o sistema de airframe em duas ocasiões, e em uma delas o co-piloto disse a frase: “Bastante gelo”. Segundo o Cenipa, as condições meteorológicas na região naquele dia eram propícias para a formação de gelo nas asas da aeronave, o que pode ter contribuído para o acidente.

Os investigadores afirmaram que a aeronave estava apta para voar em condições de gelo e que a tripulação possuía qualificação e experiência para lidar com esse tipo de situação. No entanto, em nenhum momento foi declarada emergência aos órgãos de controle do espaço aéreo, apesar de informações meteorológicas indicarem a presença de gelo severo na rota.

O relatório preliminar aponta para possíveis fatores contribuintes, mas ressalta que a investigação não busca estabelecer culpa ou responsabilização. O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, garantiu que o relatório final será concluído o mais breve possível, levando em consideração a complexidade do caso e a necessidade de identificar os possíveis fatores que levaram ao acidente.

O avião envolvido no acidente, um modelo ATR 72 do voo 2283, partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos. Após voar normalmente por algum tempo, a aeronave deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo e colidiu com o solo em seguida.

Diante desses trágicos acontecimentos, é fundamental que as autoridades aeronáuticas continuem a investigação, abordando os aspectos técnicos e operacionais do acidente, a fim de evitar que tragédias como essa se repitam no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo