Repórter Recife – PE – Brasil

Relatório preliminar aponta que tripulantes discutiram falha no sistema de de-icing em acidente aéreo com 62 vítimas em Vinhedo, SP

Na última sexta-feira (6), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou um relatório preliminar que aponta para possíveis falhas no sistema de proteção contra gelo nas asas de uma aeronave que caiu em agosto, resultando na morte de 62 pessoas. Segundo a análise do áudio do gravador de voz da cabine, os tripulantes teriam discutido sobre uma falha no sistema “de-icing”.

O relatório revela que o sistema “airframe de-icing”, responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas, foi ligado e desligado diversas vezes durante o voo. O investigador-encarregado da Comissão de Investigação, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, destacou que em dois momentos distintos no áudio do gravador de voz, tanto o piloto quanto o co-piloto mencionaram problemas com o sistema, indicando a presença de bastante gelo.

De acordo com o Cenipa, as condições meteorológicas no momento do acidente eram propícias para a formação de gelo severo, devido à alta umidade e temperatura do ar abaixo de 0°C, o que poderia ter contribuído para a ocorrência da Formação de Gelo em Aeronave (FGA) Severa.

A aeronave, um modelo ATR 72, decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos e estava em condições adequadas para voar em situações de gelo, com a manutenção em dia e uma tripulação qualificada. No entanto, as informações meteorológicas disponíveis indicavam a possibilidade de formação de gelo severo na rota.

O relatório final da investigação conduzida pelo Cenipa irá se concentrar em três principais linhas de ação: fator humano, fator material e fator operacional. O objetivo é identificar os possíveis fatores contribuintes para o acidente e fornecer recomendações para prevenir situações semelhantes no futuro.

O Cenipa ressaltou que as informações do relatório preliminar podem ser atualizadas à medida que novos dados sejam obtidos, e o desejo é apresentar o relatório final o mais breve possível, considerando a complexidade da ocorrência. O foco das investigações não é atribuir culpa ou responsabilidade, mas sim esclarecer as questões técnicas relacionadas ao acidente aéreo.

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