Repórter Recife – PE – Brasil

Aumento dos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro mostra desaceleração, aponta boletim da Secretaria Estadual de Saúde

Nesta terça-feira (10), o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro trouxe preocupantes indicadores sobre a situação da pandemia de Covid-19 no estado. Pela segunda semana consecutiva, os números mostram um aumento nos casos da doença, ainda que haja sinais de desaceleração em relação aos percentuais registrados na semana anterior.

Os dados apontam que a taxa de testes positivos para PCR, coletados em unidades de saúde da rede pública, subiu de 3% para 9%. Já em relação ao teste rápido de antígeno, houve um aumento de 4% para 8%. Por outro lado, os resultados dos testes rápidos em laboratórios da rede privada apresentaram uma queda, passando de 7% para 5%. O Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) tem registrado uma alta taxa de amostras positivas para rinovírus e Covid-19.

Além disso, os atendimentos de crianças com sintomas da doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aumentaram 32% nas últimas semanas, passando de 731 casos para 966. O crescimento também foi observado nos atendimentos de adultos, com uma elevação de 17%.

Os dados analisados pelo Panorama Covid-19 são provenientes de fontes como o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), Sistema Estadual de Regulação (SER), Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL). Os exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além dos dados enviados pela rede Dasa de laboratórios privados, também são considerados.

Diante desse panorama, é fundamental que a população mantenha os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde e siga as medidas de prevenção para conter a propagação do vírus. Acompanharemos de perto a evolução da situação e traremos mais informações sobre o enfrentamento da pandemia no estado.

Sair da versão mobile