Repórter Recife – PE – Brasil

Cientistas descobrem neurônios responsáveis pelo espirro e tosse, revelando mecanismos de defesa do corpo contra microrganismos estranhos.

Um estudo recente revelou a base neural por trás da tosse e do espirro, dois mecanismos de defesa do corpo humano. Cientistas descobriram que dois grupos distintos de neurônios presentes nas vias aéreas são responsáveis por desencadear esses movimentos involuntários que têm como objetivo eliminar microrganismos estranhos que invadem o organismo.

De acordo com os pesquisadores, a neurovia MrgprC11 + MrgprA3 é responsável por desencadear o espirro, enquanto a tosse está ligada à neurovia somatostatina (SST +). Isso foi comprovado após os cientistas exporem canais iônicos presentes nas vias aéreas a diferentes compostos e observarem as reações.

Um composto chamado BAM 8-22 foi capaz de fazer com que os camundongos espirrassem nos testes, o que indicou a ligação com o canal iônico MrgprC11. Ao removerem esses neurônios das vias aéreas de camundongos de teste e infectá-los com o vírus da gripe, os animais ficaram doentes, mas não espirravam, confirmando a relação entre a neurovia e o espirro.

Da mesma forma, a tosse também foi investigada, revelando que o principal gatilho está no canal iônico somatostatina (SST +). Os cientistas afirmam que esta descoberta pode contribuir para o desenvolvimento de medicamentos para alergias e infecções virais respiratórias, visando controlar os sintomas desencadeados por esses mecanismos de defesa naturais do corpo.

Os pesquisadores ressaltam que os estudos continuam em andamento para compreender ainda mais os mecanismos por trás da tosse e do espirro, com o objetivo de traduzir essas descobertas para o contexto do organismo humano. A pesquisa foi publicada na renomada revista científica Cell e representa um avanço significativo no entendimento da fisiologia do corpo humano e na busca por tratamentos mais eficazes para sintomas relacionados a infecções virais respiratórias e alergias.

Sair da versão mobile