Repórter Recife – PE – Brasil

Tempestade tropical Francine avança em direção à costa do Texas e ameaça se tornar furacão enquanto se aproxima da Louisiana.

A tempestade tropical Francine está se deslocando em direção à costa do Texas, no sul dos Estados Unidos, e há a previsão de que se intensifique ainda mais, podendo se tornar um furacão enquanto avança em direção à Louisiana. O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que Francine, que atualmente registra ventos de 100 km/h, deve se transformar em furacão nas próximas horas.

Os moradores das áreas costeiras do Texas já começaram a sentir os impactos da tempestade, com ocorrência de chuvas e ventos fortes. A previsão é de que Francine atinja a categoria 1 na escala de furacões, com ventos em torno de 119 km/h, antes de chegar à costa da Louisiana na quarta-feira.

Diante desse cenário, várias localidades estão realizando evacuações preventivas. As jurisdições costeiras da Louisiana, conhecidas como paróquias, estão conduzindo evacuações obrigatórias e ativando abrigos para receber os moradores afetados pela tempestade. O governador da Louisiana, Jeff Landry, anunciou a instalação de abrigos de apoio em cidades próximas para garantir a segurança da população.

A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, também emitiu um comunicado alertando os residentes e visitantes sobre a importância de tomar precauções diante da chegada iminente de Francine. Ela pediu que todos estejam preparados para chuvas intensas, rajadas de vento e possível formação de tornados.

Toda essa movimentação acontece em um contexto de expectativa em relação à temporada de furacões de 2024 no Atlântico. A NOAA prevê um ano agitado, com a possibilidade de ocorrência de 25 tempestades, das quais 13 podem se transformar em furacões. A elevada temperatura do oceano contribui para o aumento da intensidade desses fenômenos naturais, o que torna necessário ficar atento às medidas de segurança e preparação para enfrentar os impactos das tempestades.

Sair da versão mobile