Repórter Recife – PE – Brasil

Equipe de mergulho dos EUA encontra destroços do navio francês Le Lyonnais, naufragado em 1856 após colisão com veleiro americano

Uma equipe de mergulho dos Estados Unidos fez uma descoberta incrível ao encontrar os destroços do navio a vapor francês Le Lyonnais, que naufragou no Atlântico em 1856 após colidir com um veleiro americano. Esse navio, considerado extremamente moderno para a época, estava retornando à França depois de concluir sua viagem inaugural a Nova York, quando o desastre ocorreu, resultando na trágica morte de 114 pessoas.

Segundo Jennifer Sellitti, porta-voz da empresa Atlantic Wreck Salvage, os destroços foram localizados no mês passado, após mais de duas décadas de intensas buscas, e estão localizados a 320 quilômetros de New Bedford, Massachusetts. O reconhecimento do navio só foi possível graças às medições de um cilindro do motor que foram essenciais para sua identificação.

Ao descrever o estado atual dos destroços, Sellitti afirmou que o Le Lyonnais está irreconhecível em relação à sua aparência original, devido ao desgaste causado pelas “brutais” condições do Oceano Atlântico. Esse navio, construído em 1855 e comissionado pela empresa Compagnie Franco-Américaine, tinha como objetivo principal transportar passageiros e correspondências através do Atlântico, sendo uma tentativa pioneira da França em ter uma linha de passageiros bem-sucedida em um momento de transição da vela para o vapor.

A colisão que resultou no naufrágio do Le Lyonnais aconteceu na noite de 2 de novembro de 1856, quando o navio, com a maioria de suas 132 passageiros e tripulantes franceses a bordo, chocou-se com o Adriatic, um veleiro americano com destino à Geórgia. Jonathan Durham, capitão do Adriatic, posteriormente detido e julgado na França, relatou ao The New York Times que a colisão foi inevitável devido à repentina mudança de curso do Lyonnais.

Enquanto o Adriatic conseguiu chegar a Gloucester, Massachusetts, apesar dos danos sofridos, o Le Lyonnais ficou gravemente avariado, afundando alguns dias após a colisão e resultando em poucos sobreviventes. A história do naufrágio do Le Lyonnais traz à tona diversas questões sobre a navegação marítima do século XIX e a busca por melhores formas de transporte transatlântico, além de trazer à luz os perigos enfrentados pelas embarcações em alto mar. Essa descoberta histórica certamente traz novos insights sobre esse trágico episódio, enriquecendo a história marítima mundial.

Sair da versão mobile