Qualidade do ar na região metropolitana de SP piora e atinge níveis preocupantes, alerta Cetesb; incêndios e alertas de risco também preocupam.

A qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo está em pior estado em comparação ao dia anterior, de acordo com o boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quarta-feira (11). Das 22 estações de monitoramento, 12 apresentam indicador “muito ruim”, enquanto nove registram “ruim” e uma está em “moderada”. Na terça-feira, 14 estações estavam com indicador “ruim”, três “muito ruim” e cinco “moderada”.

A Cetesb utiliza cinco estágios para medir a qualidade do ar, que são: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima. O principal poluente identificado pela companhia é uma partícula fina com diâmetro de 2,5 micrômetros ou menos, que pode causar problemas respiratórios, cardíacos e vasculares.

A região da Ponte dos Remédios, na Marginal do Tietê, foi apontada como o local com pior qualidade do ar nesta quarta-feira, com um índice de 150. Na terça-feira, a área mais poluída era o bairro dos Pimentas, em Guarulhos, com um índice de 138.

De acordo com a Cetesb, as condições meteorológicas para as próximas 24 horas não são favoráveis para a dispersão de poluentes, o que manterá a qualidade do ar predominantemente ruim, podendo chegar a muito ruim.

Em relação aos incêndios, mais duas pessoas foram presas por causarem queimadas em áreas de vegetação em São Carlos e Campinas. Desde o início dos incêndios, 15 pessoas já foram detidas em diferentes municípios do estado.

O governo estadual emitiu novas recomendações à população devido à piora na qualidade do ar, como manter portas e janelas fechadas, utilizar máscaras PFF2 ou N95 em áreas afetadas pelas queimadas, evitar atividades físicas ao ar livre e aumentar o consumo de água.

A Defesa Civil do Estado prorrogou o alerta de risco elevado de incêndio até sábado, com monitoramento de focos em diversas cidades. A previsão do tempo indica a chegada de uma frente fria no próximo fim de semana, trazendo alívio ao calor, seguido de chuvas no domingo e segunda-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo