Senado aprova PL que destaca contribuições femininas nas diversas áreas e cria Semana de Valorização das Mulheres que Fizeram História.

Nesta terça-feira (10), o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 557/2020, que determina a inclusão obrigatória de abordagens femininas nos currículos escolares, além de criar a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O texto agora segue para a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto visa destacar as contribuições das mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política, modificando os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. A inclusão dessas abordagens tem como objetivo resgatar as vivências e conquistas femininas, combatendo a baixa representação das mulheres no mundo científico devido ao preconceito e desencorajamento.

A senadora Soraya Tronicke (Podemos-MS), relatora do projeto, ressaltou a importância de incluir a perspectiva feminina no ensino para desconstruir estereótipos de gênero. Ela destacou que muitas descobertas e conquistas atribuídas a homens tiveram a participação de mulheres, cujos nomes foram ignorados na história e na transmissão do conhecimento.

Além disso, o projeto determina a realização anual da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, na segunda semana de março, nas escolas de educação básica do país. Com a devida representação feminina, a intenção é promover políticas públicas mais inclusivas e que beneficiem os diversos grupos da sociedade brasileira.

A senadora ressaltou que a desconstrução desses estereótipos desde cedo pode influenciar positivamente as decisões das meninas em relação às suas carreiras e interesses, contribuindo para uma maior igualdade de gênero em áreas como política, física, filosofia, matemática, entre outras.

Portanto, a aprovação deste projeto representa um passo importante para promover a igualdade de gênero e reconhecer o papel fundamental das mulheres na história e na sociedade, contribuindo para um futuro mais equitativo e diverso.

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