Repórter Recife – PE – Brasil

Aumento de casos de SRAG por Covid-19 preocupa Fiocruz em diversos estados do Brasil, alerta novo boletim epidemiológico.

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (12), trouxe dados preocupantes sobre o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 em diversos estados do Brasil. Além de Goiás e São Paulo, que haviam sido apontados na semana passada, o documento também destacou o crescimento desses casos em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

A Fiocruz também observou um aumento de casos de SRAG por rinovírus em várias regiões do país, principalmente no Nordeste e Centro-Sul, e de forma alarmante no estado do Amapá. O estudo ressaltou que a maioria das ocorrências graves por rinovírus nesse estado estão concentradas em crianças e adolescentes de até 14 anos de idade.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, alertou para a alta movimentação de pessoas entre São Paulo e outras regiões do país, o que pode continuar impulsionando a disseminação do Sars-CoV-2 em outras localidades. Ela reforçou a importância da vacinação contra a covid-19, especialmente para os grupos de risco.

Portella também destacou a importância da vacinação contra a influenza, que começará na Região Norte. Ela recomendou que todas as pessoas elegíveis nessa região estejam em dia com a imunização contra a gripe. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, foram registradas prevalências de 14,4% para influenza A, 3,2% para influenza B, 9% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 34,7% para rinovírus e 32% para covid-19.

Diante desse cenário preocupante, a pesquisadora orientou a população sobre o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração de pessoas, além do isolamento em caso de sintomas. Em caso de impossibilidade de se isolar, Portella recomendou o uso de máscaras ao sair de casa. A situação demanda atenção e cuidados para evitar a propagação dessas doenças respiratórias.

Sair da versão mobile