Estoques críticos de sangue negativo no Hemocentro de Brasília: atendimento prioritário a doadores O-, A-, B- e AB- durante todo o mês.

A Fundação Hemocentro de Brasília enfrenta uma situação crítica em relação aos estoques de sangue dos tipos O-, A-, B- e AB-. Com o intuito de garantir a segurança no abastecimento dos hospitais do Distrito Federal, a entidade anunciou que dará prioridade no atendimento aos doadores de sangue com tipos sanguíneos negativos. O esquema especial entra em vigor a partir desta quinta-feira (12) e permanecerá em vigor até o dia 30 de setembro ou até que os estoques desses tipos sanguíneos estejam normalizados.

De acordo com informações da própria Fundação Hemocentro, a média de doações por dia no mês de setembro foi de apenas 103, número bem abaixo das 180 doações consideradas necessárias para suprir a demanda da rede hospitalar do Distrito Federal. Esse índice é o mais baixo registrado ao longo do ano, demonstrando a urgência da situação e a importância da solidariedade dos doadores.

A entidade ressaltou a importância das doações, especialmente dos doadores com tipo sanguíneo negativo, destacando que essa atitude é essencial para salvar vidas. Os requisitos para a doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e estar saudável, sendo necessário seguir alguns cuidados especiais em casos de diagnóstico recente de gripe, covid-19 ou dengue.

Menores de 18 anos podem doar sangue com autorização dos responsáveis, enquanto os idosos precisam ter realizado pelo menos uma doação antes dos 61 anos para poderem doar novamente até os 69 anos. É fundamental apresentar um documento oficial com foto em bom estado no momento da doação, além de seguir recomendações como dormir bem, evitar álcool e cigarro antes da doação.

A Fundação Hemocentro de Brasília disponibiliza opções para agendamento da doação, tanto pelo site Agenda DF quanto por telefone, garantindo também atendimento por encaixe conforme disponibilidade. A colaboração da população é essencial nesse momento de escassez, mostrando a importância da solidariedade e do ato de doar sangue para salvar vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo