Repórter Recife – PE – Brasil

Produção Agrícola Nacional Apresenta Retração em 2023 Apesar de Recorde na Produção de Grãos, Revela IBGE

A produção agrícola nacional enfrentou um período de retração em 2023, após seis anos consecutivos de crescimento, de acordo com a Produção Agrícola Municipal (PAM) 2023 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com um novo recorde na produção de grãos, o valor da produção das principais culturas agrícolas do Brasil alcançou R$ 814,5 bilhões, representando uma queda de 2,3% em comparação com o ano anterior.

A queda no valor de produção foi atribuída à superoferta de commodities agrícolas como soja e milho, que bateram recordes de produção no país, e ao arrefecimento dos mercados consumidores globais. Os preços dos principais produtos agrícolas nacionais sofreram correções ao longo do ano, impactando diretamente na receita gerada. As dez culturas com maior valor bruto de produção concentraram 87% do total gerado pela produção agrícola nacional.

Apesar da retração no valor de produção, a soja permaneceu em destaque, obtendo recordes de produção e exportação em 2023. Com um volume total produzido de 152,1 milhões de toneladas, a oleaginosa alcançou o maior valor de produção entre os produtos agrícolas levantados, totalizando R$ 348,7 bilhões. A soja também liderou o ranking de valor gerado com exportação entre os produtos nacionais.

Por outro lado, o valor de produção do milho apresentou uma substancial queda em 2023, influenciada pela correção dos preços da commodity no mercado global e uma excelente safra em termos de volume colhido. Isso levou a uma queda de 26,2% no valor de produção, apesar do aumento de 20,2% no volume produzido.

Mesmo com adversidades climáticas que afetaram a produtividade em algumas regiões, o Brasil registrou a maior safra de grãos da série histórica em 2023. O país ampliou as áreas plantadas de soja e milho, impulsionadas pelos bons resultados das safras anteriores e pelos preços das commodities em níveis elevados nos anos anteriores. A soja se destacou como o produto com maior peso no valor de produção agrícola, representando 42,8% do total.

No cenário internacional, a China continuou sendo o principal parceiro comercial do Brasil, com a soja liderando a pauta de exportações. Com uma área plantada total de 96,3 milhões de hectares, o Brasil manteve o ritmo de crescimento observado nos anos anteriores, com destaque para o Centro-Oeste como a região de maior valor de produção agrícola, liderada por Mato Grosso.

Apesar dos desafios enfrentados em 2023, a agricultura brasileira continuou se destacando como uma das mais produtivas e competitivas do mundo, mantendo sua posição como líder na produção de soja e milho e contribuindo significativamente para a economia do país.

Sair da versão mobile