Repórter Recife – PE – Brasil

Recife registra primeiro caso de febre Oropouche em gestante de 28 anos na Zona Norte da capital pernambucana.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou o primeiro caso de febre Oropouche no Recife. Trata-se de uma mulher de 28 anos, gestante de 34 semanas. A paciente foi submetida à coleta de material biológico para exame sorológico e o caso está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde do Estado.

A mulher infectada pelo vírus Oropouche reside no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. O caso foi confirmado em 9 de setembro e notificado por um hospital da rede privada de saúde, que atendeu a paciente em 27 de junho deste ano, quando ela apresentava sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, além de manchas na pele.

Após receber alta médica e realizar exames e consultas de pré-natal, a gestante e o feto passam bem, segundo informações da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). Até o momento, Pernambuco contabiliza 144 casos confirmados de febre Oropouche em diversos municípios, além do Recife.

Diante do aumento de casos da doença, o Estado instituiu um comitê técnico para o enfrentamento da febre do Oropouche, com o objetivo de coordenar ações de controle, prevenção e tratamento. Além disso, estão sendo investigados óbitos fetais relacionados à doença, como um caso em Machados, no Agreste do Estado.

A SES-PE alerta para a importância de cuidados preventivos, especialmente entre gestantes, como evitar a exposição a picadas de mosquitos, usar repelentes adequados e manter o ambiente limpo e arejado. A Prefeitura do Recife também reforçou medidas de prevenção e anunciou a distribuição de repelentes para gestantes acompanhadas no pré-natal.

Além disso, a Sesau oferece acompanhamento de grávidas através da plataforma digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para mulheres grávidas e puérperas. Diante do cenário de aumento de casos, a conscientização e ações preventivas são essenciais para combater a propagação da febre Oropouche em Pernambuco.

Sair da versão mobile