Repórter Recife – PE – Brasil

Volume de vendas do varejo avança 0,6% em julho, segundo dados do IBGE mostram recuperação após queda em junho.

O comércio varejista brasileiro apresentou um avanço de 0,6% nas vendas no mês de julho deste ano, em comparação com o mês anterior. Essa alta vem após uma queda de 0,9% registrada de maio para junho. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12).

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o varejo também registrou crescimento na comparação com julho do ano passado, com uma alta de 4,4%. No acumulado de 2024, o setor apresentou um crescimento de 5,1%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 3,7%. Este aumento de 4,4% em relação a julho de 2023 marca a 14ª alta consecutiva nesse tipo de comparação.

Na análise do mês de julho, cinco entre as oito atividades pesquisadas apresentaram alta, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,2%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,1%). Por outro lado, dois segmentos apresentaram queda: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%).

A receita nominal do varejo também registrou crescimento, com um avanço de 0,9% em relação ao mês anterior, 9,2% na comparação com julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% nos últimos 12 meses.

Já o varejo ampliado, que inclui materiais de construção e vendas de veículos e autopeças, teve um crescimento de apenas 0,1% de junho para julho. Nesse segmento, veículos e motos apresentaram alta de 3,8%, enquanto os materiais de construção registram uma variação de -0,2%.

No geral, o varejo ampliado teve taxas de crescimento de 7,2% em relação a julho de 2023, 4,7% no acumulado do ano e 3,8% nos últimos 12 meses. A receita nominal também apresentou um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sair da versão mobile