Sexta-feira abafada em São Paulo: calor intenso e baixa umidade do ar levam à estado de atenção pela Defesa Civil

Nesta sexta-feira, a capital paulista amanheceu com temperaturas amenas, por volta de 18,2 graus Celsius (°C), e pouca nebulosidade, porém com formação de névoa seca. Ao longo da manhã, o céu permaneceu claro, com sol e calor, levando a um aumento na temperatura e à queda na umidade relativa do ar.

De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a média de temperatura na cidade de São Paulo é de 30°C, podendo atingir picos de até 34°C. A umidade relativa do ar gira em torno de 28%, com tendência a queda ao longo do dia, podendo chegar a 20%.

Com essas condições climáticas, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de estado de atenção para altas temperaturas e baixa umidade na cidade. Recomenda-se que a população se mantenha hidratada, protegida do sol, e que evite realizar atividades físicas ao ar livre durante o período entre 11h e 17h.

Para os próximos dias, o tempo permanecerá seco e ensolarado, com temperaturas acima da média, variando entre mínimas de 19°C e máximas acima dos 34°C. No entanto, a chegada de uma frente fria no final do sábado trará aumento na nebulosidade e rajadas de vento, sem previsão de chuva.

Já no domingo, a mudança no padrão dos ventos trará umidade do oceano para a região metropolitana de São Paulo, resultando em muita nebulosidade e possibilidade de garoa e chuviscos. As temperaturas ficarão mais amenas, variando entre mínimas de 18°C e máximas de 22°C, com índices de umidade acima de 50%.

A Operação Altas Temperaturas (OAT), realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), tem prestado assistência à população e distribuído itens como água, sucos, frutas e orientações sobre os cuidados necessários para lidar com o calor intenso. Além disso, estão sendo atendidos pedidos de ajuda para animais de estimação.

Em relação à qualidade do ar, a Cetesb alerta que as condições para os próximos dias estão desfavoráveis para a dispersão de poluentes, podendo apresentar níveis moderados a ruins. Há também a possibilidade de ressuspensão de poeira devido ao tempo seco.

No que diz respeito aos incêndios, a Defesa Civil do estado de São Paulo reporta 17 focos ativos em várias regiões, com destaque para Mairiporã e Perus na região metropolitana. As autoridades locais contam com o apoio de aeronaves para controlar as chamas. Em Itapecerica da Serra, um incêndio nas proximidades de um reservatório da Sabesp foi combatido com sucesso pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, não atingindo áreas habitadas.

Diante do cenário de altas temperaturas, baixa umidade e riscos de incêndios, é fundamental que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para garantir a sua segurança e bem-estar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo