Ministras da Saúde e do Meio Ambiente discutem estratégias com governador de São Paulo para combater danos provocados por queimadas.

Nesta sexta-feira, 13, as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir estratégias de enfrentamento aos danos causados pela fumaça das queimadas que assolam o Estado.

O objetivo do encontro foi debater medidas para apoiar os gestores locais na mitigação dos impactos provocados pelos eventos climáticos extremos e pelas queimadas. Nesse sentido, o Ministério da Saúde mobilizou equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a população. Uma dessas ações foi a ida de técnicos da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, para auxiliar na elaboração de planos de ação.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da colaboração entre o governo de São Paulo e outros entes federativos para a implementação de ações mais estruturantes, visando a adaptar-se, mitigar e transformar a realidade diante desses desafios.

Além disso, está prevista para a próxima semana a visita de equipes da Força Nacional do SUS aos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia, a fim de intensificar os esforços de enfrentamento aos danos causados pelas queimadas.

Essas ações são fundamentais para proteger a população e o meio ambiente diante dos impactos das queimadas e dos eventos climáticos extremos. A integração entre os órgãos públicos é essencial para fortalecer a capacidade de resposta diante desses desafios e garantir a sustentabilidade das áreas afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo