16ª Parada da Diversidade do Recife reunirá milhares de pessoas no bairro de Dois Unidos neste domingo.

No último domingo (22), o bairro de Dois Unidos, localizado na Zona Norte do Recife, foi palco da 16ª edição da Parada da Diversidade da cidade. Este evento, que já está consolidado no calendário pernambucano, atrai milhares de pessoas de diferentes localidades para prestigiar a passeata que tem como objetivo celebrar a diversidade e a inclusão.

Com o tema deste ano “A Periferia Também É Patrimônio Cultural e Imaterial Do Recife”, a Parada da Diversidade do Recife é organizada pelo Grupo de Cidadania Homossexuais de Pernambuco, GCHP, desde 2009. A primeira edição reuniu 20 mil pessoas, número que vem crescendo a cada ano. Em 2023, a parada contou com a presença de 50 mil pessoas e a expectativa para este ano era repetir o feito.

A concentração para o evento começou às 14h no Terminal de ônibus de Dois Unidos e seguiu pela Avenida Hildebrando de Vasconcelos até o Centro de Treinamento do Santa Cruz Futebol Clube. O trajeto contou com três trios elétricos, além de uma estrutura de palco para apresentações.

Um marco importante desta edição da Parada da Diversidade foi a aprovação da nomenclatura como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O Projeto de Lei n° 295/22, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito João Campos (PSB) em setembro do ano passado.

O idealizador do evento, Ricardo José dos Santos, destacou a importância desta conquista não apenas para a comunidade LGBTQIAPN+, mas também para o bairro de Dois Unidos. Ele ressaltou as adversidades enfrentadas para chegar a esse patamar de reconhecimento e destacou o caráter social da Parada da Diversidade, que contribui para causas sociais locais.

Além disso, a Parada contou com uma programação artística diversificada, com a presença de várias atrações da música local, como Banda Bateu a Química, Banda Saira, Danilo Swing do Amor, entre outros artistas LGBTQIAPN+.

Para garantir a segurança do evento, um esquema especial foi montado, contando com a presença da Autarquia de Controle de Trânsito Urbano (CTTU), Polícias Militar e Civil, guardas municipais, agentes do Corpo de Bombeiros e equipes do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Dessa forma, a Parada da Diversidade do Recife mais uma vez mostrou sua importância como evento de celebração da diversidade e inclusão, reforçando seu papel como um dos grandes eventos culturais da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo