Repórter Recife – PE – Brasil

Polícia Federal investiga tentativa de incêndio criminoso no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em Manaus

A Polícia Federal (PF) está à frente das investigações de uma tentativa de incêndio criminoso nas instalações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado em Manaus, capital do Amazonas. O incidente, que ocorreu no último sábado (14), foi capturado por câmeras de segurança que registraram um homem, ainda não identificado, iniciando o fogo nas proximidades do muro do Bosque da Ciência.

O Inpa emitiu uma nota informando que acionou a Polícia Federal diante dos incêndios que surgiram em áreas de vegetação pertencentes ao instituto, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós). O Instituto ressaltou que, apesar do ocorrido, não houve feridos e tomou medidas de apoio, solicitando à Polícia Militar que intensificasse as rondas na região para evitar atividades criminosas.

Esta não é a primeira vez que o Inpa enfrenta uma tentativa de incêndio criminoso este ano. Em setembro, outro incêndio, iniciado fora das dependências do instituto, se alastrou para as instalações internas. Em todas as situações, os focos foram controlados com a colaboração da comunidade interna do instituto e do Corpo de Bombeiros.

Por fim, a nota divulgada pelo Inpa reafirma o compromisso da instituição com a preservação do patrimônio natural e ressalta o empenho em responsabilizar possíveis envolvidos nos incidentes. A Polícia Federal seguirá com as investigações para identificar o autor do incêndio criminoso e garantir a segurança das instalações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Sair da versão mobile