Repórter Recife – PE – Brasil

Seca histórica e queimadas criminosas ameaçam produção agrícola e alertam para impacto das mudanças climáticas no Brasil.

Os incêndios de grandes proporções que assolam as regiões da Amazônia até o sul do Brasil há várias semanas têm origem criminosa, de acordo com autoridades. Esses incêndios são alimentados por uma seca histórica, agravada pelas mudanças climáticas, de acordo com especialistas.

Um agricultor chamado Marcos Meloni compartilhou sua experiência ao lutar contra as chamas que ameaçavam sua plantação de cana-de-açúcar em Barrinha, a 340 quilômetros de São Paulo. Ele descreveu o calor intenso que chegou a encolher o plástico do espelho retrovisor do caminhão-pipa durante o combate ao incêndio. Meloni teme pelas suas plantações de cana-de-açúcar, café-arábica, laranja e soja, os principais produtos exportados pelo Brasil. Ele relatou que as chuvas esperadas para outubro podem ser insuficientes em algumas áreas, o que aumenta os riscos para as colheitas.

Na região de São Paulo, mais de 231.830 hectares de plantações de cana-de-açúcar foram atingidos pelos incêndios. Metade da safra ainda precisa ser colhida nos próximos meses, o que preocupa a indústria de açúcar. A previsão é de uma redução significativa na produtividade das plantações, o que afetará a economia local.

Em Minas Gerais, um dos maiores estados produtores de café arábica do Brasil, os cafeicultores estão ansiosos pelas chuvas necessárias para a floração dos cafeeiros. A região enfrenta um período de seca intensa que tem prejudicado a produção de café. As projeções para a safra de 2024-2025 já foram reduzidas devido às condições climáticas adversas.

Além disso, outros setores agrícolas, como a produção de laranja e soja, também estão sofrendo com a seca. A agroindústria brasileira, responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, precisa tomar medidas urgentes para reduzir seu impacto ambiental e se adaptar às mudanças climáticas. Os desafios enfrentados pelos agricultores brasileiros são um alerta para a necessidade de ações imediatas para preservar o meio ambiente e garantir a segurança alimentar no país.

Sair da versão mobile