Repórter Recife – PE – Brasil

1º dia do CNMAC 2024 em Porto de Galinhas se destaca por salas lotadas e palestra sobre comunicação vocal em primatas

O 1º dia do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) 2024, sediado em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, foi marcado por salas lotadas de visitantes e muita movimentação. O evento, que está em sua 43ª edição, foi sediado em Pernambuco pela primeira vez e tem como organizadores a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A abertura do CNMAC 2024 contou com diversas atividades no Centro de Convenções do Armação Resort, local que receberá o evento até a próxima sexta-feira. A cerimônia de abertura e a primeira plenária do congresso foram ministradas pelo professor Daniel Yasumasa Takahashi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abordando a Matemática da comunicação vocal em primatas.

Takahashi discutiu modelos matemáticos que formalizam os princípios das interações vocais em primatas e utilizou dados biológicos em saguis para entender como os primatas se comunicam entre si. Ele ressaltou a importância da evolução da capacidade de comunicação a partir dessas interações.

Além disso, o primeiro dia do evento também foi marcado pela entrega de honrarias, como o Prêmio SBMAC e o Prêmio Kepler. Destaque para o estudante João Vitor Parada Poletto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vencedor do Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga, que premia a melhor tese de Mestrado em Matemática.

O evento também reservou espaço para atividades destinadas às crianças, como o CNMAquinho, com o intuito de estimular a curiosidade e o interesse por Ciência. Todos esses detalhes e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

O professor Takahashi destacou a variedade de temas abordados no CNMAC e ressaltou a importância de eventos multidisciplinares como esse, que contribuem para a troca de experiências e o avanço da ciência. A expectativa é de mais dias de muita informação e aprendizado no congresso em Porto de Galinhas.

Sair da versão mobile