Repórter Recife – PE – Brasil

Brasil todo poderá observar o eclipse parcial da Lua nesta terça-feira (17) a partir das 21h41, sem necessidade de equipamentos especiais.

Nesta terça-feira, dia 17, os espectadores de todo o país terão a oportunidade de contemplar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno terá início às 21h41, com a fase penumbral, sendo que o início do eclipse parcial está previsto para as 23h12 e o ápice acontecerá às 23h44. A astronomia brasileira se prepara para mais esse espetáculo natural que encanta e fascina as pessoas.

Desde que não haja nuvens que impeçam a visão da Lua, será possível acompanhar o eclipse à simples vista, olhando para o céu. No momento em que se espera o início do fenômeno visível a olho nu, às 23h12, a Lua estará posicionada bem alta no céu, facilitando a observação em todo o país.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, tranquiliza os observadores ao afirmar que não é necessário nenhum equipamento especial para contemplar o eclipse. Diferentemente do eclipse solar, não há riscos para os olhos ao olhar diretamente para a Lua durante essa noite especial.

É interessante notar que os eclipses da Lua e do Sol ocorrem em sequência, sendo que o próximo eclipse solar está agendado para o dia 2 de outubro. É a dança cósmica se revelando aos olhos curiosos e admiradores do universo.

Para aqueles que não puderem observar o eclipse pessoalmente devido a condições climáticas desfavoráveis, a internet surge como aliada. O Observatório Nacional irá transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua em seu canal oficial no YouTube, a partir das 21h30, possibilitando que todos apreciem esse fenômeno de forma remota.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte do satélite natural passa pela sombra escura da Terra, proporcionando um espetáculo visual único. Aproveite para conferir o cronograma do eclipse lunar e se preparar para esse momento de conexão com o cosmos.

Sair da versão mobile